BioTerra

sábado, 18 de outubro de 2008

A Terra e os seus subsistemas

O Terra é considerada um sistema composto, formado por quatro subsistemas abertos e dinâmicos, que interagem entre si: a hidrosfera, a atmosfera, a biosfera e a geosfera.

  • hidrosfera: integra toda a água existente à superfície terrestre, nos estados, líquido, sólido e gasoso.

  • atmosfera: camada envolvente do globo terrestre, constituída por uma mistura de gases entre eles, o azoto, oxigénio, dióxido de carbono e vapor de água,...

  • biosfera: corresponde aos seres vivos existentes, bem como a toda matéria orgânica que ainda não foi decomposta.
  • geosfera: é a parte superficial sólida da Terra, incluindo as camadas internas que se diferenciam quer quimicamente, quer sob o ponto de vista físico.

Estes subsistemas, intimamente relacionados, encontram-se em equilíbrio dinâmico. A alteração do estado de equilíbrio de um dos subsistemas da Terra pode ter repercussões nos restantes.


Uma vez que a Terra é um sistema fechado, o desequilíbrio de qualquer um dos subsistemas é potencialmente perigoso. A actividade humana, que integra a biosfera, constitui um grande factor de desequilíbrio que interfere com todos os subsistemas terrestres. A exploração de recursos naturais pelo homem, como os combustíveis fósseis, afecta o equilíbrio da atmosfera (ex: poluição atmosférica - libertação de quantidades elevadas de carbono), da hidrosfera (ex: poluição provocada pelos processo de tratamento, transporte e utilização dos combustíveis fósseis), da geosfera (ex: esgotamento das reservas de combustíveis fósseis) e da própria biosfera (ex.: desaparecimento de espécies sensíveis à poluição).



Reflexão:

Na minha opinião, o Homem é responsável pela alteração de algumas condições de harmonia e equilíbrio entre os diversos subsistemas. Deste modo, ele deve tomar medidas para manter os estáveis, pois em causa pode estar a sobrevivência de várias espécies, entre elas, a humana. Problemas, como poluição, aumento da desertificação, inundações de zonas costeiras, degelo das calotes polares põem em perigo a estabilidade do nosso planeta. Através do estudo desta unidade, pude verificar que a correcta interacção de subsistemas depende de todos, por isso devemos ter consciência dos nossos actos, pois estes têm repercussões nos vários subsistemas.



Fontes:
Diciopédia 2005, Porto Editora
http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/biologia-e-geologia-10

domingo, 5 de outubro de 2008

Apresentação

Este blog/portefólio foi criado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia do 10ºano, leccionada pelo professor José Salsa.
Periodicamente, serão publicados neste espaço trabalhos realizados no decorrer do ano lectivo, assim como a minha reflexão pessoal e crítica acerca dos temas publicados.
Espero que gostem e que comentem os artigos publicados!!!!