BioTerra

domingo, 9 de novembro de 2008

Ambientes geológicos

Os ambientes geológicos são locais onde ocorrem a génese dos diferentes tipos de rochas reunindo assim, determinadas características que no seu conjunto constituem um ambiente adequado à formação da rocha. Deste modo, consoante o tipo de rochas existentes temos ambientes correspondentes.



O ambiente magmático caracteriza-se por altas temperaturas, situadas entre os 500ºC e os 1500ºC, o que leva à formação de banhos fundidos - magmas -, por amplas variações de pressão e, em geral, por variações limitadas na composição química.



O ambiente sedimentar é caracterizado por temperaturas baixas e moderadas, no geral compreendidas entre os 0ºC e os 40ºC. A pressão atmosférica é praticamente constante. Contudo, este ambiente apresenta grande variabilidade na composição química, podendo os materiais que originam os sedimentos ter as mais diversas composições, pois podem ter origem magmática, metamórica ou mesmo sedimentar.


O ambiente metamórfico abrange uma grande variabilidade de pressões e temperaturas. As temperaturas, no entanto, não atingem valores tão elevados como no magmatismo. Em geral não ultrapassam os 800ºC. O metamorfismo ocorre essencialmente em meios sólidos.



Reflexão:
Na minha opinião, este artigo ajuda a perceber em que circunstâncias os diversos tipos de rochas se formaram, permitindo principalmente distinguir as condições de formação das rochas magmáticas e metamórficas. Por outro lado, esta postagem também pretende evidenciar que a cada tipo de rocha corresponde um ambiente geológico.

Fontes:
Diciopédia 2006, Porto Editora

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial