BioTerra

domingo, 23 de novembro de 2008

Ficha Vulcão: Mayon

  • Localização: O vulcão Mayon encontra-se situado nas Filipinas, na província de Albay (Bicol).
  • Tipo de vulcão/vulcanismo: As erupções deste vulcão são mistas, pois os seus períodos de actividade alternam em erupções efusivas e explosivas. A lava apresenta diferentes graus de gases e de viscosidade, isto leva à formação de um cone simétrico composto por camadas alternadas de piroclastos e lava solidificada, que determinam a sua classificação, em estrato vulcão ou vulcão composto.
  • Contexto tectónico: O vulcão Mayon resultou da colisão da Placa Euroasiática e a Placa das Filipinas, num limite destrutivo. Em que a placa continental chocou com uma oceânica que como é mais densa, é obrigada a mergulhar sob a continental. Este choque originou o levantamento e posterior expulsão do magma, através do vulcão.
  • Historial de actividade vulcânica:
    Fevereiro 1814 – Erupção mais destrutiva, tendo os fluxos de lava enterrado a cidade de Cagsawa e cerca de 1200 pessoas pereceram, apenas resistiu a torre do sino da igreja local.
    1897 –O Mayon provocou a morte de várias pessoas, cerca de 30.
    Setembro de 1984 – uma erupção em levou à evacuação de cerca de 70 000 pessoas.
    1993– Erupção mata aproximadamente 75 pessoas.
    Julho de 2001 – Foram evacuadas 40 mil pessoas dos arredores do vulcão, a erupção atingiu 7 municípios.
    Julho/Agosto de 2006 - O governo das Filipinas evacuou a montanha num raio de 8 km, pois os níveis de enxofre, os rios de lava e as nuvens de cinzas aumentavam cada vez mais. Temia-se a explosão do aparelho vulcânico, felizmente, tal situação não aconteceu.
  • Curiosidades\observações:
    Este vulcão enquadra-se no «Anel De Fogo do Pacifico», onde actividade vulcânica e os sismos são comuns.
    O Mayon é um dos 22 vulcões activos das Filipinas e também o mais violento.
    Entrou em erupção pelo menos 50 vezes nos últimos 400 anos.
    Com 2.462 metros de altura, o Monte Mayon tornou-se num dos principais pontos turísticos das Filipinas, graças à perfeição da circunferência da sua cratera.

Reflexão:
Os vulcões são estruturas que guardam os mais diversos segredos sobre o interior do nosso planeta e cada um possui a sua «personalidade». Foi neste âmbito que nos foi proposto elaborar esta ficha sobre um vulcão à nossa escolha, desta forma, conseguimos aferir novos conhecimentos, mas também familiarizarmo-nos com um dos próximos assuntos em estudo «O Vulcanismo».
Através da realização deste trabalho, consegui compreender melhor quais os benefícios inerentes às zonas próximas de um vulcão. Nestes locais, os solos são mais férteis, são pontos turísticos de grande referência, sendo também locais de aproveitamento da actividade geotérmica do nosso planeta. Assim, morar perto de um vulcão activo, como o Mayon tem vários aspectos positivos, desempenhando um forte papel na economia da região. Por outro lado, este vulcão também é «catastrófico», pois ao longo das suas erupções já causou dezenas de mortes.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o_Mayon
http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvarg/CentroVulcanologia/destaques/Vulcao+Mayon.htm
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1128_vulcao/page7.shtml

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial