BioTerra

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Grandes Ambientes Naturais: A tundra

CLIMA
A tundra localiza-se na vizinhança de zonas de neves perpétuas. A temperatura média é inferior a – 10ºC e os níveis de precipitação são escassos: cerca de 300mm por ano. Como tal, na tundra, os factores limitantes são a temperatura e a escassez de água. Além disso, devido à latitude, só existe luz.



SOLO E VEGETAÇÃO
O solo – permafrost – está permanentemente gelado, excepto nos dois meses de Verão, que, após um breve degelo superficial, deixa vir ao de cima um fino manto vegetal, um dos mais resistentes do Mundo. É formado por musgos, líquenes, gramíneas e juncos de raízes pouco profundas que formam pradarias anuais e por arbustos pouco elevados. A dureza do clima permite apenas o desenvolvimento das árvores anãs.
Nesta época de gelo, também se formam charcos e todo o tipo de terrenos húmidos, pois, ao permanecer gelada, a camada inferior do solo é impermeável e impede que a água penetre nas camadas inferiores, ou seja, se infiltre. Estas zonas pantanosas são ideais para o desenvolvimento dos insectos.

FAUNA
Na época do gelo abundam os insectos, que a par da proliferação das plantas a tornam um lugar ideal para a nidificação de um grande número de aves migratórias, que ocorrem aqui oriundas de todas as partes do Mundo. Aproveitando a longa duração do dia árctico do Verão, as aves podem alimentar-se de insectos e sementes com grande intensidadee rapidez. As principais aves que se desenvolvem na tundra são grous, gansos-das-neves, cisnes e limnícolas, como correlimos e maçaricos.
Encontra-mos também a rena, o boi-almiscarado, o lobo, a lebre-árctica, o lemingue, o bufo-branco, a raposa-ártica e o urso-polar. Na zona litoral abundam lontras, focas mamíferos marinhos.



Reflexão:
A natureza é um mundo à descoberta, que se exprime das mais variadas formas, como tal, é importante conhecermos os diferentes ambientes naturais, que variam de região para região, sendo que cada um têm as suas características. Nestes climas perto do Ártico, acho interessante, que só nos meses de Verão é que o solo não está congelado, e que a sobrevivência dos seres vivos, está condicionada por vários factores limitantes, isto mostra-nos que o clima é muito rigoroso e que os seres vivos estão extremamente bem adaptados às limitações a que lhes são impostas, como a temperatura e a escassez de água.

Tenho pena de não ter conseguido actualizar este espaço, mas tem sido muito difícil, devido à quantidade de testes e trabalhos que temos.

Fontes:

García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 4 – Ecologia; Santillana Constância; 2008.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial