BioTerra

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sistema nervoso

O sistema nervoso é exclusivo de animais. Recebe a informação percebida pelos receptores e elabora e transmite uma série de respostas que vão ser executadas pelos efectores. A sua actuação é rápida e eficaz.

É formado por células especializadas chamadas neurónios, os quais acompanham outros tipos celulares que contribuem para a função do sistema. Os axónios, prolongamentos dos neurónios, formam longos cordões designados nervos.
O sistema nervoso é responsável pela coordenação do funcionamento de todo o corpo e, graças à sua actividade podem desenvolver-se todas as funções do ser vivo.

Nos animais superiores, o sistema nervoso é formado pelos centros nervosos, como o encéfalo e a espinal medula, que analisam as informações e deliberam as respostas, e os nervos, que transportam a informação.
Os centros nervosos fazem parte do sistema nervoso central e estão protegidos por membranas, líquidos e ossos.

Os nervos formam o sistema nervoso periférico e são de dois tipos: os que partem dos órgãos receptores até aos centros nervosos, levando a informação dos estímulos (nervos sensitivos), e os que partem dos centros nervosos para os órgãos efectores, levando a informação das respostas (nervos motores).


Reflexão:
Tal como sabemos o motor da actividade do nosso corpo encontra-se no cérebro, a este estão inerentes as posições que assumimos, a detecção de cheiros, o desenvolvimento do sentido de gosto, entre outras.
Assim, o sistema nervoso é também uma das evidências da evolução, pois os seres mais primitivos tinham sistemas nervosos muito simples, enquanto que os mais evoluídos, devido ao desenvolvimento embrionário apresentam um sistema nervoso mais eficaz.
Ao longo desta unidade, vamos conhecer melhor a «coordenação de que somos dotados», assim como células essenciais à vida, os neurónios!



Fontes:
García, Arturo Majadas; Enciclopédia do estudante; Volume 9 – Ciências da vida; 2008

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial