BioTerra

sábado, 16 de maio de 2009

Divagar estimula o cérebro

Segundo um estudo realizado por Kalina Christoff através de ressonância magnética.

Contrariamente às ideias recebidas, divagar estimula o cérebro em vez de o tornar mais lento, permitindo assim resolver problemas complexos, segundo defende um novo estudo. Esta investigação, divulgada no semanário científico norte-americano «Processos da Academia Nacional das Ciências», mostra que, quando divagamos, aumenta a actividade de várias regiões do nosso cérebro.Mas o mais espantoso, é que as partes que permitem resolver problemas complexos conhecem uma actividade intensa quando uma pessoa pensa vagamente, quando se acreditava até agora que elas ficavam de sentinela, disse a professora Kalina Christoff, especialista do cérebro e principal autora do estudo.

O estudo realizado com imagens obtidas através de ressonância magnética deixa também entender que "estar nas nuvens" favorece uma maior actividade do cérebro do que quando uma pessoa se concentra para cumprir uma tarefa rotineira, acrescenta Christoff, directora do Laboratório de Ciências Neurológicas da Universidade da Columbia Britânica (UBC) no ocidente canadiano.

"As pessoas que sonham acordadas não estão talvez tão concentradas quando executam uma tarefa mas puxam por mais recursos do seu cérebro", declarou. O estudo, segundo ela, vai forçar várias pessoas a rever as suas percepções. "Habituámo-nos à ideia de que divagar não é uma coisa boa, quando é precisamente o contrário", conclui.

O ser humano passa um terço do seu tempo a divagar quando está desperto: "É uma grande parte das nossas vidas mas isso foi amplamente ignorado pela ciência".


Reflexão:
Curioso… divagar estimula o cérebro!!! Passamos grande parte do tempo a entrar em mundos que muitas das vezes são inalcançáveis, sonhamos com as férias perfeitas, pensamos que é tudo fruto da nossa imaginação, mas afinal podemos retirar proveito desses sonhos, tal como este estudo indica. Assim, sonhar para além de alargar os nossos horizontes também desenvolve as capacidades cognitivas!
Estamos sempre a aprender, e segundo este estudo, devemos divagar mais!


Fontes:

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=670

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial