BioTerra

domingo, 30 de novembro de 2008

A máquina chamada Terra

Ao longo dos tempos, a posição das terras emersas vai sofrendo modificações, devido à contínua deslocação das placas e à construção e destruição dos fundos marinhos. Qual é o motor que põe em movimento estas mudanças? E onde se encontra?

Esse motor, muito potente está situado nas profundezas da Terra, numa camada chamada manto. É de facto no manto que se geram gigantescas correntes de convecção, ascendentes ou descendentes, que podem ser comparadas às que se formam, embora numa escala muito mais pequena, na água de uma panela ao lume.


A água aquece no centro da panela, no ponto onde se encontra a chama, e, por efeito do calor, sobe e atinge a superfície. Aqui, arrefece ligeiramente e volta a descer ao longo das paredes da panela, e o ciclo repete-se. Com cada novo ciclo, a água aquece um pouco mais até atingir o ponto de ebulição.

No interior da Terra acontece algo semelhante, mas o que se move não é água, mas sim o magma. Movimentadas pelo calor produzido pelo decaimento dos elementos radioactivos, estas grandes correntes magmáticas comportam-se como imensos tapetes transportadores que arrastam as placas, ou seja, os fundos oceânicos e os continentes.

Assim, a formação de nova crusta oceânica nas zonas das dorsais (oceânicas) é compensada pela destruição da crusta antiga em regiões de colisão entre placas.



Reflexão:

A Terra é um planeta único, constituído por um núcleo metálico, um manto rochoso, crusta por uma atmosfera pouco extensa. No manto ocorrem diversos movimentos que são responsáveis pela geodinâmica externa do nosso planeta, como é o caso do vulcanismo. Por esse motivo, achei que era importante colocar uma postagem sobre «a variação do tamanho do nosso planeta» e também sobre os movimentos que envolvem o manto. Deste modo, espero que este instrumento de estudo, seja útil para quem tenha dúvidas acerca da deslocação dos continentes e que ajude a compreender melhor o funcionamento do interior do nosso planeta e a «máquina» que este é, tal como me auxiliou!



Fontes:
Pinna, Lorenzo; Enciclopédia Universal; Volume 7 - A Terra; Asa Editores; 2001
http://www.geomundo.com.br/meio_ambiente00-terremotos-tectonica-das-placas1.htm

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial