BioTerra

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Classificação de Whitakker

Na tentativa de facilitar a compreensão da evolução da vida na Terra e da actual diversidade de seres vivos, os biólogos utilizam sistemas de classificação, agrupando os seres vivos de acordo com as suas relações filogenéticas. Um dos sistemas mais usado é o de Whitakker que foi apresentado em 1979.
O sistema de classificação de Whittaker modificado tem por base quatro critérios fundamentais:
  • tipo de célula, procariótica ou eucariótica;
  • organização celular, unicelulares ou pluricelulares;
  • tipo de nutrição, autotróficos (fotossintéticos ou quimiossintéticos) ou heterotróficos (nutrição por ingestão ou absorção);
  • interacção nos ecossistemas, produtores, consumidores (macroconsumidores ou microconsumidores) ou decompositores.

No reino Monera, Whittaker agrupa seres vivos procariontes (sem organelos e com parede celular), unicelulares, autotróficos (foto ou quimiossintéticos) ou heterotróficos (nutrição por absorção), produtores ou microconsumidores. As bactérias pertencem a este reino.

Nos protistas, são agrupados seres vivos eucariontes (com ou sem parede celular e alguns com cloroplastos), na sua maioria unicelulares, solitários ou coloniais, autotróficos (fotossintéticos) ou heterotróficos (nutrição por absorção ou ingestão), produtores, microconsumidores ou macroconsumidores. As algas e as amibas são exemplos de protistas.

O reino Fungi inclui organismos eucariontes, sem cloroplastos e alguns com parede celular, neste grupo com quitina, a maioria multicelular, mas com diferenciação celular reduzida, heterotróficos (nutrição por absorção) e microconsumidores. São exemplos de fungos os cogumelos, os bolores e as leveduras.

No reino Plantae são agrupados organismos eucariontes com parede celular de natureza celulósica e com cloroplastos, multicelulares com uma diferenciação celular e tecidular progressiva, autotróficos (fotossintéticos) e produtores. Este reino engloba as plantas como a funária, o polipódio, o pinheiro e a roseira.

O reino Animalia é constituído por organismos eucariontes sem parede celular e sem cloroplastos, multicelulares, com um progressivo grau de diferenciação, heterotróficos (nutrição por ingestão) e macroconsumidores.

Reflexão:
Um dos aspectos mais fascinantes da vida na Terra é o número extraordinário de espécies que alberga, estima-se que na Terra existam cerca de 30 milhões de espécies de organismos, como tal o Homem teve a necessidade de dividi-los, de modo, a que o seu estudo fosse mais minucioso, no presente a representação de Whitakker é uma das mais utilizadas, no entanto está constantemente a ser actualizada devido à descoberta de novos seres vivos pela ciência.
Neste momento, cabe principalmente,nao Homem, saber cuidar a biodiversidade que existe no seu planeta, evitando as extinções em massa, a poluição, a destruição de habitats e a caça furtiva!

Fontes:
http://www.infopedia.pt/$sistema-de-classificacao-de-whittaker

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial