BioTerra

sábado, 14 de fevereiro de 2009

O que é um ecossistema?

Um ecossistema é o conjunto dos organismos que vivem num determinado lugar e das características ambientais que influenciam a sua existência. Por exemplo, um bosque, o ecossistema inclui as plantas e os animais, os sais minerais disponíveis no terreno, os gases da atmosfera, a duração das estações, factores climáticos como a temperatura e a parte precipitação, entre outros. Por sua vez, todos os ecossistemas da Terra formam a biosfera.



O que diferencia os vários ecossistemas, porém, é a sua capacidade de manter constantes as características que possuem, como por exemplo o número de espécies e de indivíduos, independentemente de circunstâncias inevitáveis, como seca. Atingir este equilíbrio não é fácil e geralmente só é possível onde estiverem presentes, simultaneamente, organismos fotossintéticos, decompositores e substâncias minerais (luz e água).
Além disso, para que seja possível a criação de um ecossistema estável, todos os seres vivos deverão estar aptos a conviver uns com os outros e adaptar-se às características do lugar onde vivem. Quando tais condições se verificam, um ecossistema comporta-se como um grande organismo: entre os seus elementos são estabelecidos mecanismos que permitem controlar os efeitos dos eventos casuais, exactamente como acontece entre os órgãos de um corpo. Por exemplo, se o solo empobrece em sais minerais, é provável que muitos organismos morram e que as substâncias contidas no seu corpo fertilizem o solo.



Reflexão:
Através da leitura deste texto podemos concluir que num ecossistema estável, todos os elementos interagem entre si de forma tão estreita, que é impossível considerar uns sem avaliar a influência exercida pelos outros. Deste modo, o ecossistema tem de possuir um determinado equilíbrio entre a componente biótica (os seres vivos) e a componente abiótica (os factores ambientais). Só desta forma conseguimos obter «a harmonia na biosfera»!



Fontes:
GALLAVOTTI Barbara; Enciclopédia Universal; Volume 14 - A Terra; Asa Editores; 2001

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial