BioTerra

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ser vivo da semana...Falcão-peregrino


Classificação científica:

Reino: Animalia

Classe: Aves

Ordem: Ciconiiformes

Família: Falconidae


O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes excepto na Antárctida. A espécie prefere habitats em zonas montanhosas ou costeiras. Na América do Sul, ele só surge como espécie migratória, não nidificando aqui. Como ave reprodutora, é substituído na América do Sul por uma espécie similar e um pouco menor, o falcão-de-peito-laranja.

O falcão-peregrino mede entre 38 e 53 cm de comprimento, com uma envergadura de asas de 89-119 cm e peso de 0,6-1,5 kg, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos e constituindo este o único dimorfismo sexual. A sua plumagem é característica, em tons de cinzento-azulado no dorso e asas; cabeça preta-cinza e ventre claro, que funciona como camuflagem; bico escuro com base amarela; patas amarelas com garras pretas riscada de negro na zona ventral. Os olhos são negros com anel amarelo e relativamente grandes. As asas são afiladas e longas.

O falcão-peregrino é um caçador solitário que ataca outras aves, geralmente, pombos e pássaros, que derruba com as garras em voo picado e mata com o bico. É o animal mais rápido do mundo, com velocidade de mergulho que chega a atingir 320 km/h. Graças à sua eficiência enquanto predador, é um dos animais preferidos na arte da falcoaria.
O falcão-peregrino é muita vezes vítima de outras aves de rapina que roubam as suas presas, à semelhança dos leopardos, que muitas vezes vêem a sua refeição assaltada por hienas. Como predador solitário, o falcão não pode arriscar morrer de futilidade por ferimentos obtidos numa luta por uma presa já abatida.

Reflexão:
O falcão peregrino é um animal extraordinário, que atinge velocidades elevadas e que conseguiu ultrapassar o perigo da extinção. Foi este último facto que mais me impressionou, na décadas de 50 e 60, este fabuloso animal esteve ameaçado devido aos efeitos dos pesticidas, como o DDT. No entanto, foram tomadas medidas de conservação, que permitiram a sua recuperação de uma forma notável, sendo mesmo retirado da Lista das Espécies Ameaçadas e em Vias de Extinção dos EUA.
Na minha opinião, tal como o Homem pode ser a forma de vida mais perigosa do planeta, também é a única espécie que, quando quer, faz grandes esforços para salvar aquilo que pode destruir!


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Falc%C3%A3o-peregrino

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial