BioTerra

segunda-feira, 23 de março de 2009

Ser vivo da semana... Elefante

Classificação científica:

Reino: Animalia

Classe: Mammalia

Ordem: Proboscidea

Família: Elefhantidae



Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres do mundo, actualmente existem três espécies , elefante-africano, elefante-da-floresta, elefante asiático.
Os elefantes são animais
herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades.
O período de gestação é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Devido ao seu porte, têm poucos predadores, exercendo uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Vivem cerca de 60 anos e morrem quando os seus molares caem, pois sem eles não é possível alimentarem-se de planatas.

Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.




Reflexão:
Os elefantes são herbívoros que se encontram em muitas regiões asiáticas e que percorrem a maior parte do continente africano, sendo animais imponentes nas savana, também desde da antiguidade despertaram a atenção do Homem pelas suas presas de marfim.
Na Ásia, os elefantes forem treinados pelo Homem. Hoje em dia, assiste-se que cerca de 16 000 são utilizados como meio de transporte, em espectáculos e em outros negócios. Nestes casos, podemos dizer que o ser humano respeita os animais (se estes forma bem tratados), mas há outros em que tal cumplicidade não acontece, e o homem mata-os tendo em vista fins lucrativos. Se o homem é um animal dotado das melhores capacidades de raciocínio porquê que toma atitudes que põem em risco a biodiversidade da qual ele faz parte?



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elefante

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<< Página inicial