BioTerra

terça-feira, 14 de abril de 2009

Obtenção da matéria pelos seres autotróficos (introdução)

As plantas, as algas e alguns tipos de bactérias são organismos autotróficos, isto é seres vivos capazes de sintetizar a matéria orgânica a partir de matéria mineral. Esta síntese de matéria orgânica, como qualquer reacção anabólica, necessita de energia para ocorrer.

Assim, os organismos autotróficos, quanto á fonte de energia que utilizam, podem ser fototróficos, se utilizam a luz, ou quimiotróficos, se utilizam a energia química.
Então, um organismo que sintetiza matéria orgânica a partir da matéria mineral e utiliza como fonte de energia a luz diz-se fotoautotrófico. Nestes organismos, o processo metabólico utilizado é a fotossíntese. As plantas, as algas e alguns tipos de bactérias são organismos fotossintéticos.



Um organismo que sintetiza matéria orgânica a partir da matéria mineral e utiliza como fonte de energia a energia química, denomina-se quimiotrófico. Nestes organismos, o processo autotrófico utilizado é a quimiossíntese. As bactérias que vivem no solo e integram o ciclo de reciclagem do azoto na biosfera, as sulfurosas e as ferrosas, que vivem nos fundos oceânicos, junto de fontes termais, são quimiossintéticos.


Todos os seres vivos dependem, directa ou indirectamente, dos seres vivos autotróficos, especialmente dos fotossintéticos. É nestes seres vivos que se inicia o fluxo de energia e de matéria que suporta a vida na Terra.


Reflexão:
Uma vez que já estudámos os processos de obtenção da matéria pelos seres heterotróficos e que iniciamos este novo capítulo, decidi publicar um artigo introdutório sobre a obtenção da matéria pelos seres autróficos. Deste modo, tenciono realçar o papel dos seres autotróficos, como a base da maioria das cadeias alimentares terrestres. Sem estes seres não seria possível a existência de seres mais complexos, tal como o Homem!!!


Fontes:

http://madalenamalho.wordpress.com/unidade-1-obtencao-de-materia/

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial