BioTerra

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ser vivo da semana...Águia de cabeça branca


Classificação científica:

Reino: Animalia

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Accipitridae




A águia-de-cabeça-branca ou águia-americana (Haliaeetus leucocephalus) é uma águia nativa da América do Norte e o símbolo nacional dos Estados Unidos da América. No passado, estas aves eram alvo comum para guarda-caças, que as viam como pragas, por isso, foram caçadas e envenenadas quase até à extinção.

O comprimento do seu corpo é de aproximadamente 80 cm e a sua envergadura varia entre 1,8 m a 2,4 m. Possui asas quadrangulares e garras fortes, para agarrar e matar as presas. Os seus olhos proporcionam uma excelente visão e podem olhar para a frente e para os lados ao mesmo tempo.

Como outras aves de rapina, possui um bico forte com a extremidade recurvada para rasgar a carne e bordas afiadas para penetrar a pele.
Estas aves formam casais permanentes e quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais, que lhes negam alimento.


Reflexão:
A águia de cabeça branca símbolo oficial dos Estados Unidos há mais de dois séculos, esteve à cerca de 20 à beira da extinção. No entanto, hoje é uma das poucas espécies cujo estatuto foi alterado, passando de «em perigo» para «ameaçada», devido ao esforço que de diversas campanhas, pois esta não fosse uma ave com poder místico para os nativos americanos (acreditavam que uma única pena conferia grandes poderes ao seu portador).
Para além, destes detalhes desta ave de rapina também achei interessante o facto, de os pais expulsarem os filhos dos ninhos quando estes já sabiam voar e caçar. Apesar de situações como estas serem comuns na natureza, relembrou-me o quão especial o homem, todos nós sabemos, que não sobreviveríamos sozinhos, em idade tão precoce. Esta característica, salienta a vulnerabilidade do homem em relação aos seus progenitores e a ligação que estes mantém durante muito tempo.



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guia-de-cabe%C3%A7a-branca

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial