BioTerra

segunda-feira, 23 de março de 2009

Ser vivo da semana... Elefante

Classificação científica:

Reino: Animalia

Classe: Mammalia

Ordem: Proboscidea

Família: Elefhantidae



Os elefantes são os maiores mamíferos terrestres do mundo, actualmente existem três espécies , elefante-africano, elefante-da-floresta, elefante asiático.
Os elefantes são animais
herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades.
O período de gestação é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Devido ao seu porte, têm poucos predadores, exercendo uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Vivem cerca de 60 anos e morrem quando os seus molares caem, pois sem eles não é possível alimentarem-se de planatas.

Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.




Reflexão:
Os elefantes são herbívoros que se encontram em muitas regiões asiáticas e que percorrem a maior parte do continente africano, sendo animais imponentes nas savana, também desde da antiguidade despertaram a atenção do Homem pelas suas presas de marfim.
Na Ásia, os elefantes forem treinados pelo Homem. Hoje em dia, assiste-se que cerca de 16 000 são utilizados como meio de transporte, em espectáculos e em outros negócios. Nestes casos, podemos dizer que o ser humano respeita os animais (se estes forma bem tratados), mas há outros em que tal cumplicidade não acontece, e o homem mata-os tendo em vista fins lucrativos. Se o homem é um animal dotado das melhores capacidades de raciocínio porquê que toma atitudes que põem em risco a biodiversidade da qual ele faz parte?



Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elefante

Etiquetas:

quarta-feira, 18 de março de 2009

Obtenção da matéria pelos seres heterotróficos

Os seres heterotróficos necessitam de obter matéria orgânica do meio ambiente, já que não a conseguem produzir. Esta matéria orgânica é ingerida sob a forma de alimentos que podem, depois, ser metabolizados em energia ou incorporados nas células.

A digestão intracelular ocorre no interior da célula e resulta da acção das enzimas hidrolíticas. Esta simplificação de moléculas (nutrientes) ao nível celular está, normalmente, associada à fagocitose.

Os seres pluricelulares alimentam-se de macromoléculas que necessitam de sofrer digestão extracelular antes de serem absorvidas. Para tal, os organismos mais desenvolvidos possuem sistemas digestivos que, apesar de se encontrarem no interior do organismo, são a continuidade do meio externo.

O tubo digestivo pode ser:
  • Incompleto: possui apenas um orifício, que funciona como boca e como ânus. O alimento é ingerido através desse orifício, entra na cavidade digestiva, onde é digerido por enzimas, é absorvido e os restos da digestão são eliminados pela mesma abertura. Como é os caso da planária.


  • Completo: possui duas aberturas, uma boca e um ânus. O alimento desloca-se apenas numa direcção, ocorrendo uma digestão sequencial e a absorção dos nutrientes. Ex: minoca.

Reflexão:

A digestão é um processo de obtenção de energia fundamental para todos os seres vivos. No entanto, os seres que possuem um tubo digestivo completo podem consumir maiores quantidades de alimento, pois a digestão processa-se de uma forma sequencial e que assim não necessitam continuamente de captar alimentos. Assim, conclui-se que os seres dotados de um tubo digestivo completo são «mais evoluídos» do que os que possuem um tubo disgestivo inompleto.

Fontes:

http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/obteno-de-matria-pelos-seres-heterotrficos

sábado, 14 de março de 2009

Ginecologista italiano faz fecundação artificial de mulher com marido em coma

O conhecido ginecologista italiano Severino Antinori vai efectuar, pela primeira vez em Itália, a fecundação artificial de uma mulher cujo marido está em coma irreversível, apesar da oposição do Vaticano, noticiou a imprensa no final do mês anterior.

"É um desafio contra o tempo e contra a doença. Decidi agir dado que o tribunal autorizou a recolha de esperma do marido", afirmou o ginecologista, já no passado alvo de controvérsia por ter permitido que mulheres, na fase de menopausa, engravidassem, de acordo com o diário Corriere della Sera.


"Desejo ajudar esta mulher que decidiu ser mãe para reagir à imensa dor de uma morte anunciada", adiantou Severino Antinori, alcunhado "parteiro de avós" pela imprensa da Península.
Em Itália, a fecundação "in vitro", com um doador de esperma em coma, será uma estreia, referiu o Corriere. O diário La Repubblica afirmou que há um mês foi diagnosticado ao marido, de 35 anos, um cancro no cérebro, numa altura em que o casal, tinha decidido ter um filho, adiantou o jornal.

"O que se está a preparar é ilegal porque é necessário o acordo dos dois pais para a procriação. Neste caso, o marido é considerado como um mero reservatório de células", criticou Elio Sgreccia, presidente de honra da Academia Pontifícia para a Vida, citada pelo Corriere della Sera.



Reflexão:
A ciência é um «instrumento» que pode modificar muito a vida da Humanidade, no entanto pode ser utilizada para o bem ou como para o mal. A fecundação artificial realizada por este conceituado ginecologista italiano, tem sido alvo de grande controvérsia, sem nunca terem existido casos deste tipo relatados, várias identidades se opuseram sobre este acto.
Na minha opinião, uma vez que a ciência consegue «dar à mãe esta criança» porque não tentar? Para esta mulher a morte anunciada do marido é um grande motivo de dor, esta criança será a recordação que esta mulher guardará do seu companheiro. Apesar disso, a falta de uma pai durante a educação de uma criança também pode ser bastante penalizador para o desenvolvi
mento desta. Existem também outros factores que devem ser considerados porque tal decisão tem várias implicações a nível de mentalidades, científicos e outros conceitos como o valor da vida humana.
Certamente, que o leitor terá uma opinião diferente da minha, por isso peço-lhe que deixe um comentário nesta postagem!

Fontes:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=29665&op=all

Etiquetas:

quarta-feira, 11 de março de 2009

Estrutura da membrana celular

A membrana celular existe em todas as células e constitui um invólucro contínuo e flexível que rodeia toda a célula, separando-a do meio envolvente, impedindo a perda do conteúdo celular e, ao mesmo tempo, permitindo a troca de substâncias.
O modelo de estrutura da membrana celular mais aceite na actualidade foi proposto, em 1972, por Singer e Nicholson, e é conhecido por modelo do mosaico fluido.

De acordo com este modelo, a membrana é constituída por uma bicamada fosfolipídica com proteínas e outras substâncias. Os lípidos que constituem a membrana são, principalmente, os fosfolípidos, os glicolípidos e o colesterol. Os fosfolípidos e os glicolípidos são substâncias antifáticas, ou seja, apresentam polaridade, isto é, possuem uma zona hidrofílica, que tem afinidade pela água, e uma zona hidrofóbica, que não têm afinidade pela água. Nas duas camadas de fosfolípidos que constituem a membrana celular, as zonas hidrofílicas estão voltadas para o exterior da membrana (para o meio intra e extracelular) e as zonas hidrofóbicas estão voltadas para o seu interior (afastadas da água).

As proteínas que fazem parte da constituição da membrana podem ser de dois tipos: proteínas intrínsecas ou integradas – aquelas que atravessam a membrana; proteínas extrínsecas ou periféricas – aquelas que se encontram na superfície da membrana.

A membrana celular é fundamental, uma vez que é responsável pelas seguintes funções:

  • Constitui uma barreira que separa o meio interno do meio extracelular;
  • Retém o conteúdo celular;
  • Permite o intercâmbio de substâncias;
  • É responsável pelo movimento de algumas células (pseudópodes);
  • É responsável pelo reconhecimento molecular e celular.

Reflexão:
Assim, concluo que a membrana plasmática funciona como uma barreira selectiva, através da qual e célula processa trocas de substâncias e energia com o meio, sendo fundamental ao sistema celular. No entanto, ao longo da história observa-se que os modelos representativos da estrutura da membrana celular têm vindo a sofrer alterações, sendo o mais aceite na actualidade, o modelo do mosaico fluido proposto em 1972.
É através da membrana celular que ocorrem uma ampla variedade de modalidades de transporte que brevemente serão abordados neste espaço.


Fontes:

http://www.cientic.com/imagens/pp/heterotrofico/sl_08.jpg
http://www.infopedia.pt/$modelo-de-mosaico-fluido

terça-feira, 10 de março de 2009

Curiosidades... Mamíferos

  • Quanto mais pequeno é um mamífero, mais rápido é o ritmo do seu coração. Num minuto, o coração de um musaranho bate cerca de 200 vezes, o coração humano perto 70 vezes e o de um elefante cerca de 25.

  • Os camelos e os seus parentes mais próximos vivem agora na América do Sul, Ásia e África, mas os seus antepassados eram oriundos da América do Norte.

  • Os cangurus são capazes de dar saltos com cerca de 10 metros de comprimento e de saltar obstáculos com mais de 3 metros de altura. Enquanto saltam chegam a atingir velocidades da ordem dos 60 km/hora.

Fontes:
Carpaneto, Maria Giuseppe; Enciclopédia Universal; Volume 11 – Os Mamíferos ; Asa Editores; 2001

Etiquetas:

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ser vivo da semana...Tartaruga-verde

Classificação científica:

Reino: Animalia

Classe: Reptilia

Ordem: Testidinata

Família: Cheloniidae




A tartaruga-verde é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae e o único membro do género Chelonia. A espécie está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais. O nome tartaruga-verde deve-se à coloração esverdeada da sua gordura corporal.
As tartarugas-verdes crescem, em média, até 120 cm de comprimento curvilíneo de carapaça e pesam 160 kg em média, podendo atingir até 300 kg. É uma espécie inteiramente marinha, sem contactos com terra, a não ser as fêmeas que põem os ovos em praias.
A espécie encontra-se ainda ameaçada após um longo período de caça intensa devido à sua carne ser considerada uma iguaria e a sua carapaça, quando polida, ser usada para fabricar jóias.
A tartaruga-verde habitualmente encontra-se em águas costeiras com muita vegetação, ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar.
A sua cabeça é pequena com um único par de escamas pré-orbitais e uma mandíbula serrilhada que facilita a alimentação, que varia consideravelmente durante o ciclo de vida. Até atingirem os 30 cm de comprimento, alimentam-se essencialmente de crustáceos, insectos aquáticos, ervas marinhas e algas; acima de 30 cm, comem principalmente algas; é a única tartaruga marinha que é estritamente vegetariana em fase adulta.
Estimativa mundial da população: 203.000 fêmeas em idade reprodutiva.




Reflexão:
A característica desta tartaruga que mais me atraiu a atenção foram os seus olhos, que vêem bem debaixo de água, mas fora de água são claramente míopes. Por isso, é que as tartarugas recém-nascidas são atraídas pelas luzes das urbanizações costeiras, o que as leva a subir a praia, no sentido contrário ao do mar, ficando mais vulneráveis ao perigo da morte.
Para mim, as tartarugas-verdes são umas «criaturas» dóceis e encantadoras. Deste modo, a sua imagem tem vindo a ser utilizada para liderar muitas campanhas de conservação. No entanto, o futuro deste réptil está longe de estar garantido, o mais provável é que ocorram novos declínios! Apesar das medidas já implementada, são necessárias novas, como a história nos tem mostrado a conservação pode fazer uma grande diferença!


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-verde

Etiquetas:

quarta-feira, 4 de março de 2009

Macromoléculas

As quatros classes principais de moléculas orgânicas que constitutem os seres vivos são as proteínas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas. Os compostos inorgânicos são polímeros formados a partir da ligação em cadeia de moléculas mais simples, os monómeros.

As proteínas são macromoléculas de acentuado peso molecular, nos seres vivos são vitais no desempenho de funções motoras, de transporte, hormonais, estruturais e imunológicas. Existem dois tipos de proteínas as compostas e as proteínas simples, as proteínas compostas fornecem por hidrólise aminoácidos e prostéticos, as proteínas simples, por hidrólise, libertam aminoácidos.

Os glícidos são compostos orgânicos à base de hidrogénio, oxigénio e carbono que tem como finalidade disponibilizar energia, são responsáveis pela rigidez dos tecidos, são concebidos pelas células vegetais através da quimiossíntese e da fotossíntese. Podem ser classificados em três tipos: monossacarídeos (como a glicose, a frutose ou a ribose), oligossacarídeos (quando hidrolisados podem fornecer oses) e polissacarídeos (celulose, amido ou glicose).As suas principais funções são: energética, estrutural e de reserva.

Os lípidos são triglicerídeos que por hidrólise produzem ácidos gordos e outras substâncias como o glicerol, possuem características comuns tal como a sua insolubilidade em água e a sua solubilidade em solventes orgânicos. É um grupo de moléculas muito heterogéneo, sendo compostos por carbono, hidrogénio e oxigénio, no entanto pode integrar azoto, fósforo, ou outros elementos. Têm como funções essências a energética, estrutural e reserva.


Os ácidos nucleicos são da maior importância, já que têm como funções o controlo da actividade celular, a síntese proteica e o suporte da informação hereditária, garantindo, assim, a transmissão das características e a perpetuação das espécies. Existem dois tipos de ácidos diferentes o DNA e o RNA, estes dois ácidos, que constituem a básica química da hereditariedade, podem ser encontrados em todos os seres vivos.




Estes quatro compostos orgânicos encontram-se distribuídos da seguinte forma: proteínas 10%; glícidos 0,4%; lípidos 2% e ácidos nucleicos 1,1%.




Reflexão:
Todos os seres vivos, logo todas as suas células são constituídas por moléculas orgânicas de grandes dimensões, macromoléculas que desempenham diversas funções: estruturais, energéticas, enzimáticas e de armazenamento e transformação de energia. Assim, podemos concluir que estão interligadas com vários processos das células, como é o caso da fotossíntese ou dos processos de transporte de fluxo de substâncias. Outra das características das biomoléculas é que podem inverter-se umas nas outras, por exemplo, o excesso de açúcar (glicose) pode converter-se em excesso de gordura (lípidos).

Fontes:

Diciopédia 2005, O Poder do Conhecimento; Porto Editora

http://www.geocities.com/capecanaveral/launchpad/9071/glicose.gif

terça-feira, 3 de março de 2009

Curiosidades... Extinção de aves

  • A União Mundial para a Conservação regista actualmente 1200 espécies como ameaçadas. Dessas, pensa-se que 179 estão mesmo à beira da extinção.

  • A Indonésia tem mais espécies de aves ameaçadas do que qualquer outro país: 121.

  • A extinção mais rigorosamente registada de sempre foi a do pombo-passageiro. O último exemplar – uma fêmea chamada Martha – morreu no Jardim Zoológico de Cincinnati no dia 1 de Setembro de 1914, com 29 anos.

  • A Real Sociedade para a Protecção das aves é a maior organização beneficente de conservação da Europa. Foi fundada em 1889.




Fontes:
Carpaneto, Maria Giuseppe; Enciclopédia Universal; Volume 13 - As Aves; Asa Editores; 2001

Etiquetas:

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ser vivo da semana...Falcão-peregrino


Classificação científica:

Reino: Animalia

Classe: Aves

Ordem: Ciconiiformes

Família: Falconidae


O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes excepto na Antárctida. A espécie prefere habitats em zonas montanhosas ou costeiras. Na América do Sul, ele só surge como espécie migratória, não nidificando aqui. Como ave reprodutora, é substituído na América do Sul por uma espécie similar e um pouco menor, o falcão-de-peito-laranja.

O falcão-peregrino mede entre 38 e 53 cm de comprimento, com uma envergadura de asas de 89-119 cm e peso de 0,6-1,5 kg, sendo as fêmeas maiores e mais pesadas que os machos e constituindo este o único dimorfismo sexual. A sua plumagem é característica, em tons de cinzento-azulado no dorso e asas; cabeça preta-cinza e ventre claro, que funciona como camuflagem; bico escuro com base amarela; patas amarelas com garras pretas riscada de negro na zona ventral. Os olhos são negros com anel amarelo e relativamente grandes. As asas são afiladas e longas.

O falcão-peregrino é um caçador solitário que ataca outras aves, geralmente, pombos e pássaros, que derruba com as garras em voo picado e mata com o bico. É o animal mais rápido do mundo, com velocidade de mergulho que chega a atingir 320 km/h. Graças à sua eficiência enquanto predador, é um dos animais preferidos na arte da falcoaria.
O falcão-peregrino é muita vezes vítima de outras aves de rapina que roubam as suas presas, à semelhança dos leopardos, que muitas vezes vêem a sua refeição assaltada por hienas. Como predador solitário, o falcão não pode arriscar morrer de futilidade por ferimentos obtidos numa luta por uma presa já abatida.

Reflexão:
O falcão peregrino é um animal extraordinário, que atinge velocidades elevadas e que conseguiu ultrapassar o perigo da extinção. Foi este último facto que mais me impressionou, na décadas de 50 e 60, este fabuloso animal esteve ameaçado devido aos efeitos dos pesticidas, como o DDT. No entanto, foram tomadas medidas de conservação, que permitiram a sua recuperação de uma forma notável, sendo mesmo retirado da Lista das Espécies Ameaçadas e em Vias de Extinção dos EUA.
Na minha opinião, tal como o Homem pode ser a forma de vida mais perigosa do planeta, também é a única espécie que, quando quer, faz grandes esforços para salvar aquilo que pode destruir!


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Falc%C3%A3o-peregrino

Etiquetas:

domingo, 1 de março de 2009

Constituintes químicos da célula

A unidade biológica da célula não se limita às características estruturais e funcionais; ela revela-se também a nível molecular. Os seres vivos são formados por células que, por sua vez, são organizados a partir de substâncias químicas determinadas. É possível agrupar os constituintes químicos de uma célula em dois conjuntos: compostos inorgânicos e compostos orgânicos.


A água é um composto inorgânico que actua como meio de difusão de substâncias intervindo em reacções de hidrólise, tem a capacidade de agir como regulador térmico não permitindo variações bruscas de temperaturas. É a substancia química mais abundante na natureza e nos seres vivos e por isso participa em todos os processos vitais, toma parte nas reacções celulares, sendo um solvente universal e um veículo de transporte de materiais no interior dos
organismos vivos. A facilidade em estabelecer
ligações com as outras moléculas resulta da
polaridade das suas moléculas.

Outro dos compostos inorgânicos presentes nas células são os sais minerais, estas substâncias além de actuarem na fotossíntese transportam gases e actuam no equilíbrio da água no organismo.


A matéria viva contém quatro tipos básicos de substâncias orgânicas: proteínas, glícidos, lípidos, e ácidos nucleicos, todas elas são formadas por conjuntos (polímeros) de unidades estruturais, respectivamente, aminoácidos, monossacarídeos, ácidos gordos, glicerol e nucleótidos.


Reflexão:

Além das características estruturais, as células também têm várias especificidades químicas, sendo possível distinguir os compostos em orgânicos e em inorgânicos. Assim, estes ajudam-nos a compreender os vários processos biológicos que decorrem na célula e as suas causas e implicações. Desta forma, a água é o composto mais abundante na natureza, e na minha opinião sinónimo de vida. Brevemente será publicado um artigo explicativo das substâncias orgânicas e do seus sistemas de organização!


Fontes:

Diciopédia 2005, O Poder do Conhecimento; Porto Editora